top of page

Le Villi : um turbilhão de emoções

ree

DEZESSETE ANOS SEPARAM A ESTRÉIA DA OBRA EM SÃO PAULO , DA NOVA PRODUÇÃO TMSP.


Os primeiros acordes anunciando o coro... Gira! Gira!...e o coração dispara em uma emoção como poucas, numa carreira de mais de 20 anos... é Puccini! É Le Villi, dezessete anos depois!

Sim! Há dezessete anos estreava no sagrado palco do Theatro Municipal de São Paulo nesta obra, a primeira do gigante compositor italiano, após um acidente que quase me tirou a oportunidade de ouro, conquistada numa audição ao Maestro Jamil Maluf! Maestro que teve a paciência em aguardar minha recuperação à época, num tratamento feito com um médico que ele mesmo indicara, de modo que eu recuperasse rapidamente a capacidade respiratória e o controle diafragmático, estando apto a encarar uma personagem de tamanha dificuldade, como é Roberto, o jovem noivo de Anna, que a trai, levando-a a se transformar na Villi que volta ao final da obra para se vingar.

Nestes dezessete anos tive a oportunidade de cantar trechos do papel em concertos, assinar a direção artística da inesquecível montagem dirigida por Bruno Fernandes e Mateus Dutra, no Festival Oficina da Ópera do TMRJ do ano passado e, ainda, cantar em La Plata, Argentina, toda a Ópera em forma de concerto.

Mas, a noite de ontem teve uma energia distinta. Logo no primeiro passo, ao pisar no palco do TMSP, um filme passou pela cabeça, contendo minha estreia na casa em 2008, mas também todo o percurso dos últimos dezessete anos para estar ali.

Algo avassalador e que me acompanhou por toda a récita, até o acorde final, quando Roberto cai nas escadas tentando fugir daquele lugar e das Villi. Algo que vou carregar para sempre na minha memória e no meu coração. As dificuldades enfrentadas para conseguir estrear em 2008, as lutas, alegrias e tristezas, batalhas e conquistas, perdas e triunfos... tudo isso condensado em pouco mais de uma hora de espetáculo, num turbilhão de emoções entregue de todo o coração ao público tão carinhoso e caloroso dessa estreia de 2025.

Le Villi fica em cartaz, num Double Bill com o Friedenstag, de Strauss, até o próximo dia 27, com elencos formidáveis e você não pode perder!

De minha parte, resta agradecer mais uma vez ao Maestro Jamil Maluf pelo convite de 2008, quando a obra foi realizada pela primeira vez na cidade, e à atual direção do TMSP pela alegria de voltar a abordar o papel dezessete anos depois, com um abraço especial à Maestra Priscila Bomfim por todo apoio!


Serviço:


Le Villi - As Fadas / Friedenstag- Dia de Paz

Theatro Municipal de São Paulo


Direção cênica: André Heller‑Lopes

Direção musical: Priscila Bomfim

Regente do Coro Lírico Municipal: Hernán Sánchez Arteaga

Cenografia: Bia Junqueira

Design de iluminação: Gonzalo Córdova

Figurino: Laura Françozo

Visagismo e perucaria: Malonna

Coreografia / Direção de movimento: Luiz Fernando Bongiovanni

Assistente de direção cênica: Ana Vanessa


🧑‍🎤Elenco de Le Villi (Ópera-ballet – cerca de 60–70 min)


Datas 19, 22, 25 e 27 de julho:


Guglielmo: Rodrigo Esteves

Anna: Gabriella Pace

Roberto: Eric Herrero


Datas 20, 23 e 26 de julho:


Guglielmo: Johnny França

Anna: Daniela Tabernig

Roberto: Marcello Vannucci


👥 Elenco de Friendenstag(Ópera, cerca de 85 min)


Datas 19, 22, 25 e 27 de julho:


Comandante: Leonardo Neiva

Maria: Eiko Senda

O Piemontês: Eric Herrero


Datas 20, 23 e 26 de julho:


Comandante: Rodrigo Esteves

Maria: Daniela Tabernig

O Piemontês: Marcello Vannucci


Elenco fixo pra todas as datas :

Sérgio Righini (O Holsteiner), Saulo Javan (Sargento), Geilson Santos (Soldado), Márcio Marangon (Corporal), Daniel Lee (Mosqueteiro), Rafael Thomas (Corneteiro), Santiago Villalba e Jessé Vieira (Oficiais da linha de frente), Miguel Geraldi (Prefeito), Leonardo Pace (Prelado), Adriana Magalhães (Mulher do povo)


📋 Informações Gerais

Formato: Double bill com Le Villi (ópera-ballet em trecho único, ~60

TN-2.png

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

email_branco_edited_edited_edited.png
whatsapp_edited_edited.png

55 21 994764717 

bottom of page