
Emblemático Prix de Lausanne no Theatro Municipal do Rio
- Turismo News

- 25 de set.
- 2 min de leitura
Hoje e amanhã, Pré Seleção Latino-americana no maior palco lírico do Brasil
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro se transforma, por alguns dias, em palco para jovens talentos da dança clássica durante a Pré-seleção Latino-Americana do Prix de Lausanne 2025. Considerada uma das mais prestigiadas competições internacionais de balé, a etapa do Rio seleciona bailarinos entre 15 e 18 anos para disputar a final na Suíça.
O Prix de Lausanne
Criado em 1973, o Prix de Lausanne é reconhecido mundialmente por descobrir, fomentar e apoiar jovens bailarinos de alto potencial. Participar da etapa brasileira significa não apenas competir, mas também ter a chance de conquistar bolsas de estudo e parcerias com escolas e companhias de renome internacional.
Detalhes da etapa no Rio
Quinta-feira, 25/9, das 8h30 às 20h: Evento de pré-seleção e audições
Sexta-feira, 26/9, das 8h30 às 18h30: Evento de pré-seleção, finais e cerimônia de premiação (anúncio dos finalistas a partir das 16h)
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Participantes: 55 jovens bailarinos de sete países latino-americanos
Classificação: até quatro bailarinos serão selecionados para representar a América Latina na etapa final do Prix
O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC/RJ), fortalecendo a presença da cidade como polo cultural e de excelência artística.
Para a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, "a imagem e a identidade cultural do Brasil estão, historicamente, ligadas ao Rio de Janeiro. Por isso, sediar a Pré-seleção Latino-Americana do Prix de Lausanne em nosso mais emblemático palco, o Theatro Municipal, é motivo de grande orgulho e também de responsabilidade. Somos um estado reconhecido não apenas por suas belezas naturais, mas também pela riqueza da arte, da música e da dança."
O júri
A etapa no Rio conta com um júri internacional de renome, formado por especialistas que acompanham e orientam os jovens talentos:
Kathryn Bradney – Diretora Artística do Prix de Lausanne
Demian Vargas – Diretor Artístico do Ballet Nacional de Cuba
Paloma Herrera – Ex-prima ballerina do American Ballet Theatre
Claudia Zaccari – Diretora Artística da Escola de Dança do Theatro Municipal do Rio
Dalal Achcar – um dos maiores nomes do balé no Brasil
Os bailarinos participam também de aulas de aprimoramento com Paloma Herrera (dança clássica) e Rodolfo Saraiva (dança contemporânea), garantindo aprendizado e exposição internacional.
Credenciamento
O dia 25 será reservado às audições, sem acesso externo. Interessados em acompanhar o evento no dia 26 devem solicitar credenciamento pelo e-mail ascomcultura@gmail.com ou pelo telefone (21) 99292-5551.



