
Turismo e Autocuidado
- Turismo News

- 22 de set.
- 1 min de leitura
Cuidar de si mesmo é um tema recorrente nos dias atuais.
A autoestima se relaciona com o autocuidado.
Quando nos dedicamos ao autocuidado nossa autoestima melhora automaticamente.
Autocuidado nos remete a descanso, rotina alimentar saudável, horários regulares de sono e atividades físicas equilibradas.
Viajar nos remete a idéia de desordem numa rotina de autocuidado.
Uma viagem quase sempre traz horários irregulares de refeições, pouco sono, cansaço, excessos e descompensações físicas causadas por diferentes fusos horários e altitudes.
Mas o descanso mental que uma viagem pode trazer compensa tudo isso? É claro que sim. Viajar pode proporcionar momentos de contemplação, atividades relaxantes e exposição do cérebro a novas experiências. Tudo isso estimula o bem estar mental e físico, fortalecendo o sistema imunológico.
Os benefícios psicológicos são imensos como redução da ansiedade e aumento da criatividade. Sair da rotina e entrar em contato com novas culturas e ambientes estimula o autoconhecimento e a maior capacidade de adaptação.
Viajar pode aumentar a inteligência, pelo desenvolvimento cognitivo que o viajante adquire ao estimular o cérebro a novas culturas e desafios, melhorando a neuroplasticidade, que é a capacidade adaptativa do cérebro de se modificar adquirindo novas conexões neurais em resposta a novas experiências.
O viajante também desenvolve habilidades como resolução de problemas e pensamento crítico.
Vale a pena sair da rotina e investir no auto cuidado mental que uma viagem nos proporciona. Pense nisso. Vamos viajar?

