Celebrar a Voz , Fortalecer a Cultura. Por Eric Herrero
- Turismo News
- 17 de abr.
- 3 min de leitura
Entre palcos líricos, tradições populares e participação cidadã, a voz revela seu poder como instrumento de arte e transformação social.
Ontem, 16 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Voz, data que nos chama a atenção para o cuidado com esse instrumento tão essencial para a humanidade. A voz é muito mais do que uma ferramenta de comunicação — é identidade, emoção, afeto e também instrumento de trabalho. Professores, atores, oradores, cantores como eu e tantos outros profissionais dependem da saúde vocal para exercerem plenamente suas funções.
A data destaca a importância de manter bons hábitos vocais, evitar abusos e procurar avaliação especializada diante de qualquer alteração persistente.
Uma bela coincidência é que, na data de ontem, dois dos teatros líricos mais importantes do país promoveram pré-estreias de suas produções operísticas deste mês de abril: o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com sua nova produção de A Viúva Alegre, de Franz Lehár, e o Theatro São Pedro, em São Paulo, com Fidelio, de Beethoven!

Os sopranos Gabriella Pace e Tati Helene, em A Viúva Alegre - TMRJ 2025
No campo da cultura — cerne primordial desta coluna —, a voz é um símbolo poderoso de expressão artística e também política. Além do canto lírico, exemplo já citado, ela está nos desafios repentistas, nas rodas de jongo, nos discursos públicos e nas narrativas que mantêm viva a oralidade das tradições populares.
Celebrar o Dia Mundial da Voz é também valorizar, além de quem, através dela, produz emoção, aqueles que transformam palavras em ação, melodias em memória, falas em construção coletiva.
Neste sentido, é importante nos atentarmos ao processo eleitoral do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ, que definirá os representantes da sociedade civil para o biênio 2025–2027. As inscrições estão disponíveis na plataforma Desenvolve Cultura, da SECEC/RJ, e são necessárias tanto para candidatos quanto para eleitores.
Criado pela Lei nº 7.035/2015, o CEPC-RJ é um órgão colegiado, paritário e deliberativo, vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. É uma das principais instâncias de participação social na formulação e acompanhamento das políticas culturais do estado. Sua composição contempla diferentes segmentos artísticos — música, audiovisual, literatura, cultura popular, artes visuais, teatro, entre outros — garantindo a diversidade de olhares e experiências na construção das diretrizes culturais do estado.
Para participar, é necessário comprovar residência no estado do Rio de Janeiro e atuação comprovada de, pelo menos, um ano na área cultural.
As inscrições encerram-se no próximo dia 22 de abril, portanto, caso tenha interesse em participar desse processo tão importante para a cultura fluminense, não perca o prazo!
Para finalizar — e voltando ao tema das produções que estreiam nesta semana —, segue a agenda do nosso Roteiro das Artes!
Para quem está no Rio de Janeiro, o Theatro Municipal estreia hoje uma nova produção da opereta A Viúva Alegre, de Franz Lehár, título que estava há mais de dez anos fora do maior palco lírico do Brasil. As récitas seguem nos dias 19, 22, 24, 25, 26 e 27 de abril. Todas as apresentações são às 19h, com exceção do domingo, dia 27, que começa às 17h.
Ingressos:

Teatro Municipal - Rio de Janeiro
Já para quem está em São Paulo, não deixe de conferir Fidelio, ópera de Beethoven que estreia amanhã, dia 18, no Theatro São Pedro. A nova produção do TSP segue em cartaz nos dias 20, 23, 25 e 27, sempre às 20h. Domingos, às 17h.
Ingressos:

Teatro São Pedro - São Paulo
O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica na Cinelândia, centro do Rio, ao lado da estação Cinelândia do Metrô. Já o Theatro São Pedro está na rua Albuquerque Lins, esquina com a rua Barra Funda, ao lado da estação Marechal Deodoro do Metrô.
Não percam!
