Caminho Niemeyer - por Dorys Daher
- Turismo News
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 6 dias
Fotografia Dorys Daher

TEATRO POPULAR

TEATRO POPULAR
O CAMINHO DE NIEMEYER e um conjunto de equipamentos culturais com grande valor arquitetônico projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. O complexo se estende por 11 km de extensão ao longo da orla da cidade, do Centro à Zona Sul, desde o terreno do Aterro da Praia Grande (no Centro) até o bairro da Charitas. O objetivo era revitalizar a orla da cidade junto a Baía de Guanabara e a parte central da cidade de Niterói.
As construções, começaram a ser erguidas em janeiro de 2002 e formarão o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, depois de Brasília.
Apesar do Caminho Niemeyer ter projetos em diferentes espaços na cidade, muitos dos projetos de Niemayer em Niterói ficaram concentrados na chamada Praça Popular de Niterói, e por esta razão, a praça é bastante associada com o próprio caminho em si. O conjunto arquitetônico ainda se encontra em fase de implementação, considerando que alguns dos projetos de Niemeyer no local ainda não saíram do papel, e que a maioria dos centros culturais estão fechados ou funcionando apenas parcialmente.
As obras concluídas de Oscar Niemeyer fazem da orla de Niterói uma sucessão de cartões-postais, cujo maior destaque é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), e a combinação da paisagem e do projeto arquitetônico tornou o conjunto de edificações em um dos mais conhecidos no mundo.
“A ideia é pela primeira vez, criar uma verdadeira colaboração entre a Arquitetura e as artes plásticas. Os acabamentos seriam simples e repetidos; concreto aparente, vidros escuros, tudo tão simples que com isso se valoriza melhor os grandes painéis imaginados”
"O acesso a este teatro é feito por uma extensa rampa, que como um passeio na arquitetura, vai mostrando aos visitantes a forma nova e surpreendente que ele apresenta. Além da plateia prevista para 500 indivíduos, a parede de fundo do palco pode abrir-se inteiramente, permitindo que o espetáculo possa ser visto, do exterior, por mais de 10.000 pessoas. A nossa preocupação de ligar a arquitetura com as artes plásticas prevaleceu neste projeto. No hall de entrada, é um enorme croqui mostrando o povo a se manifestar em defesa de seus direitos tantas vezes esquecidos. Externamente, na fachada principal, são mulheres dançando, alegres, sobre os azulejos amarelos."










(Oscar Niemeyer).Fonte: Wikipedia; Fundação de Arte de Niterói.