Aeroporto Santos Dumont ampliará voos
- Turismo News
- 4 de fev.
- 2 min de leitura

O Ministério dos Portos e Aeroportos retomou as negociações para ampliar o número de voos no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Atualmente, o terminal tem capacidade para receber até 6,5 milhões de passageiros por ano, mas técnicos do ministério acreditam ser possível aumentar esse número sem comprometer a qualidade dos serviços.
No entanto, essa iniciativa enfrenta resistência de autoridades locais. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, manifestou-se contrário à ampliação, argumentando que, além de impactar negativamente o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), a medida poderia acarretar problemas ambientais e de trânsito na região central da cidade. Em uma rede social, Paes afirmou: “O lobby dessa gente é um negócio inacreditável! Não acontecerá. Não bastasse o impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento”.
A discussão sobre a distribuição de voos entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão não é nova. Em janeiro de 2024, foram implementadas restrições no Santos Dumont visando fortalecer o Galeão, que registrou um aumento de 31,2% na movimentação de passageiros internacionais e de 49,4% no transporte de cargas entre janeiro e outubro de 2024. Entidades como a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) também se posicionaram contra a ampliação no Santos Dumont, destacando os riscos econômicos para o estado.
As negociações entre o governo federal, a administração do Galeão e a Prefeitura do Rio continuam em andamento, buscando um equilíbrio que atenda às necessidades de conectividade aérea da cidade sem comprometer a operação dos aeroportos e o bem-estar da população.