Acessibilidade em Grandes Eventos Vistoria Técnica no Show da Lady Gaga
- Turismo News
- 3 de mai.
- 2 min de leitura

Por Geraldo Nogueira*
Ontem, realizamos uma visita técnica ao espaço reservado para pessoas com deficiência (PcD) no aguardado mega show da artista internacional Lady Gaga, no Rio de Janeiro. Estiveram presentes nesta ação a Subsecretária de Políticas Inclusivas do Estado, Bianca Pacheco; o Deputado Estadual Fred Pacheco, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALERJ; e eu, na condição de Superintendente de Ações para Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Políticas Inclusivas e Diretor da Pessoa com Deficiência da OABRJ.
A vistoria teve como foco avaliar as condições de acessibilidade, conforto e segurança oferecidas às pessoas com deficiência durante o evento. Um dos locais visitados, com capacidade para 80 pessoas, está instalado sobre o calçadão da praia, oferecendo acessibilidade razoável e boa visibilidade para o palco. A estrutura contempla rampa de acesso e área demarcada, além de contar com apoio técnico da organização.
Durante a inspeção, também manifestamos nossa preocupação com a segurança do espaço, tanto no que se refere ao controle de acesso — assegurando que o local seja reservado exclusivamente para pessoas com deficiência — quanto à resistência da estrutura instalada, especialmente em relação à sua capacidade de sustentação de peso e estabilidade diante da movimentação prevista nahora do show.
Além do espaço vistoriado sobre o calçadão, há outros dois pontos destinados ao público PcD montados sobre a areia, sendo um deles com maior capacidade. Contudo, ambos estão situados em áreas mais afastadas do palco principal, o que pode gerar dificuldades de locomoção e comprometer o conforto dos usuários.
Apesar dos esforços visíveis na montagem da estrutura, nos pareceu que as decisões quanto à localização e configuração desses espaços não foram precedidas de um planejamento técnico mais aprofundado, nem contaram com a escuta qualificada de profissionais e instituições envolvidos com segurança, acessibilidade e as especificidades das demandas da pessoa com deficiência. Essa ausência de diálogo prévio pode comprometer a efetividade da proposta inclusiva e merece atenção nos próximos grandes eventos.
A empresa responsável pelo evento informou ainda,que serão disponibilizados recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras, audiodescrição, banheiros químicos acessíveis e controle de acesso promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. No entanto, ressaltamos que a efetividade dessas medidas só poderá ser confirmada durante a realização do show, a partir da experiência concreta das pessoas com deficiência no local do evento.
Essa ação representa um passo importante na fiscalização e no aprimoramento das políticas públicas de inclusão em eventos culturais de grande porte, garantindo não apenas o direito à participação plena da pessoa com deficiência, mas também a segurança e a dignidade de todos os presentes.
*Superintendente de Ações para Pessoas com Deficiência da Subsecretaria de Políticas Inclusivas do Estado e Diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB.RJ.
Dr Geraldo Nogueira
Turismo Acessível