
Rio Innovation Week 2025
- Turismo News
- há 5 dias
- 3 min de leitura
O evento, que acontece de 12 a 15 de agosto no Píer Mauá (RJ), terá como tema “Um
Olhar Através da Ética” e reunirá grandes nomes para discutir o futuro da tecnologia e
seu impacto na sociedade. Com palestras, painéis e debates conduzidos por
especialistas de diversas áreas, o Rio Innovation Week vai explorar como a ética pode e deve guiar o desenvolvimento de soluções disruptivas, garantindo que o progresso tecnológico seja inclusivo, sustentável e alinhado aos valores humanos. A conferência também destacará casos reais em que a inovação e a ética caminham juntas,
inspirando empresas, startups e líderes a adotarem práticas responsáveis em seus
negócios e projetos.
Com expectativa de movimentar mais de R$ 4 bilhões em negócios e receber cerca de
185 mil pessoas, o Rio Innovation Week chega à sua quinta edição reunindo 2 mil
startups, 400 expositores e uma estrutura 20% maior que a do ano anterior. Espera-se
que cerca de 22 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados, um aumento de 10%
em relação ao ano passado. Dentro do espaço de 90 mil m², 40 palcos simultâneos
serão ocupados por palestrantes de diferentes segmentos.
O RIW inova para crescer, e a prova disso é a presença do NAM Atlântico (A140). O
imponente navio da Marinha, com 30 metros de altura (equivalente a um prédio de 10
andares) e 203 metros de comprimento, além de capacidade para transportar 18
aeronaves, estará atracado no local e fará parte do evento, recebendo uma
programação especial e trazendo uma experiência única de tecnologia e inovação.
Além de atrações inéditas como simuladores de alta tecnologia, Cinema 5D, Game
Season (com novidades do universo gamer), exposições de realidade aumentada e
robótica, áreas culturais interativas e espaços de desconexão e business lounges,
reforçando o evento como um símbolo de futuro e tecnologia.
A FSB foi escolhida novamente como agência de PR e canal de comunicação com a
imprensa para esta que é a maior conferência global de inovação e futuro.
O RIW segue comprometido em construir uma sociedade em que a tecnologia seja
uma ferramenta de acesso igualitário às oportunidades. Reunimos grandes mentes, e
isso dá ao evento um caráter único que vai além da inovação e da tecnologia,
promovendo reflexões, trocas de ideias e discussões que geram oportunidades e
inspiram mudanças. Nossa missão é garantir que o progresso não nos faça perder o
senso de humanidade.”
(Jerônimo Vargas, idealizador e diretor-geral do Rio Innovation Week)
"Estamos convencidos de que a tecnologia pode se tornar uma força positiva de
transformação, impulsionando o avanço humano, social e ambiental. Cada inovação e
cada linha de código devem ser movidas com o propósito de elevar a qualidade de vida
das pessoas e preservar o planeta. No fim das contas, o progresso real não se mede
apenas pelo que construímos, mas pelo legado que deixamos e pelo impacto que
geramos na vida das pessoas."
(Bruna Reis, diretora-executiva do Rio Innovation Week)
"A realização do RIW gera 22 mil empregos diretos e indiretos, conta com a
participação de 2 mil startups, 400 expositores e 40 palcos simultâneos, recebe cerca de 185 mil pessoas nos quatro dias de conferência e com expectativa de movimentar mais
de R$ 4 bi em negócios. Esses números evidenciam o expressivo impacto econômico e turístico para o país, já que muitos visitantes vêm de outros estados e até do exterior, movimentando a hotelaria e o varejo no Rio de Janeiro."
(Fábio Queiróz, sócio do Rio Innovation Week)
“A verdadeira magia do Rio Innovation Week está na forma como quebramos as
barreiras entre os setores. Criamos um ambiente fértil onde um artista pode inspirar
um cientista, e um debate sobre sustentabilidade pode destravar uma nova solução de negócio para um executivo. Essa pluralidade de vozes e temas, que vão da cultura à saúde global, é o nosso grande diferencial. É nesse cruzamento de fronteiras que as ideias mais transformadoras e éticas realmente nascem.”
(Luciana Potsch, Diretora Executiva do Rio Innovation Week)
Mais do que um palco para ideias, o Rio Innovation Week é uma plataforma de ação.
Nossa missão é construir as pontes que transformam potencial em realidade. Para as 2
mil startups que recebemos, isso significa acesso direto a investidores e grandes
corporações. Para as empresas, é a oportunidade de encontrar soluções ágeis para seus desafios. Espaços como o VC Square e o The Developer Conference são
desenhados para materializar essa conexão, transformando o futuro em oportunidade
de negócio, hoje.”
(Carlos Junior, Sócio e Diretor de Inovação Aberta do Rio Innovation Week)