top of page

Marcelo Rubens Paiva e Eduardo Bueno trazem a história do Brasil para o Rio Innovation Week sob a perspectiva dos escritores

Autores de “Ainda estou aqui” e da coleção Terra Brasilis destacam reflexos do passado no presente


ree

Crédito: Ag. Enquadrar/ Divulgação RIW

O Brasil da monarquia e o da República se encontraram nesta quarta-feira, dia 13, na palestra “Daqui para onde vamos?”, que reuniu os escritores Marcelo Rubens Paiva e Eduardo Bueno. O painel trouxe recortes da história brasileira e estabeleceu relações com o momento atual. Autor do livro “Ainda estou aqui”, transformado em filme premiado internacionalmente, Marcelo Rubens Paiva destacou as diferenças entre historiadores e escritores ao comentar a coleção Terra Brasilis, de Bueno, que retrata o período colonial e vendeu quase um milhão de exemplares:


“Enquanto os escritores criam histórias e inventam fatos, os historiadores precisam pesquisar para descobrir as realidades passadas e provar o que de fato aconteceu. E  Eduardo Bueno tem essa habilidade de contar histórias reais com leveza, de forma didática”, disse, referindo-se ao companheiro de palco.


Bueno, que também é jornalista, abordou também o período de escravidão. “O Brasil é um país de traficantes que viciou o mundo em pós que viciam: o branco do açúcar, o marrom do tabaco e o preto do café. O Brasil viciou o mundo nessas três substâncias com o braço escravizado. E, por causa da produção dessas substâncias, manteve-se escravista por 40 anos depois da abolição”, disse o escritor.


Ele destacou a importância de “Ainda estou aqui”, de Marcelo, que retrata a luta da mãe, Eunice, em busca de informações sobre o desaparecimento do marido, o ex-deputado Rubens Paiva, preso durante o regime militar. “O Marcelo trouxe de volta uma história que o Brasil precisava relembrar. E são questões que não têm a ver com esquerda ou direita: relacionam-se com a defesa da democracia, do nosso país, com a dignidade e a decência”, disse Bueno, que também é jornalista.


Marcelo explicou que escreveu “Ainda estou aqui” após as manifestações de 2013, em que pessoas defenderam a ditadura. “Eu precisava contar o que foi aquele período a partir do drama da minha família. A vítima não é um ser qualquer. A vítima é a família brasileira”, contou. Para Bueno, o país hoje vive “os reflexos das ações da extrema direita”, como a imposição de taxas e a restrição da entrada de brasileiros pelo governo americano.


Adultização de crianças em debate


Mais cedo, o vídeo-denúncia do youtuber Felca, sobre a adultização da infância, e a necessidade de regulamentação das big techs foram temas do painel “Likes e laços – Desafios e limites na infância digital”. Participaram do debate a promotora da Infância e Juventude do Ministério Público do Rio de Janeiro, Gabriela Lusquiños; o secretário de Educação no Rio, Renan Ferreirinha; e o pediatra Daniel Becker.

Crédito: Ag. Enquadrar/ Divulgação RIW

O Rio Innovation Week prossegue nesta quarta-feira com dezenas de atrações, entre elas a palestra “IA na cozinha? O que John Maeda tem a dizer vai te surpreender”. Maeda é vice-presidente de Design e Inteligência Artificial da Microsoft. A RIW terá também os cantores Ney Matogrosso e Arnaldo Antunes nesta quarta e segue até sexta-feira.


Sobre o Rio Innovation Week


O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2024, reuniu grandes nomes do ecossistema de tecnologia e inovação, além de membros dos diferentes setores da economia nas 37 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2025, o evento acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Com 60 conferências e 40 palcos, o projeto promove uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável.


Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.

Serviço


RIO INNOVATION WEEK 2025

Quando: 12 a 15 de agosto de 2025

Onde: Pier Mauá- Rio de Janeiro- Brasil -

AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO | RJ, 20081-250

Ingressos: Sympla


 
 
TN-2.png

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

email_branco_edited_edited_edited.png
whatsapp_edited_edited.png

55 21 994764717 

bottom of page