Maio com Música , Inclusão e Novas Oportunidades
- Turismo News
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun.
Radar Cultural:
Maio com música, inclusão e novas oportunidades
Por Márcia Melchior
Maio é realmente um mês de fatos históricos marcantes e celebrações especiais. Datas que transitam entre grandes conquistas sociais, como o Dia do Trabalho e o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, com datas escolhidas para marcar cenários fundamentais para o Brasil como o Dia da Literatura Brasileira e o Dia Nacional do Turismo. E para completar, muita emoção envolvida nas homenagens às mães e a Nossa Senhora de Fátima.
Em sintonia com tantos momentos que nos convidam a pensar sobre história e cultura, volto a destacar a força da música que permanece presente como meio fantástico de inclusão para todas as idades e gêneros. Neste mês, tive grande privilégio em acompanhar as audições para a Camerata Forte de Copacabana, que será formada exclusivamente por mulheres instrumentistas. Para mim e os dirigentes do Instituto Rudá, idealizador deste novo projeto, fica a certeza de que este novo grupo vai conquistar seu espaço e emocionar o público carioca em futuras apresentações.
Como a Orquestra Forte de Copacabana anunciou também a criação de sua
Orquestra de Câmara Mista, neste mês deixo esta dica incrível: As audições para ambas seguem abertas até 31 de maio, com mais informações no site da
Orquestra.
E as novidades não param por aí, com o lançamento do projeto "Vibrações
Metropolitanas" mais uma oportunidade imperdível para o público fluminense. O projeto viabiliza o intercâmbio cultural com grupos musicais de municípios vizinhos, mais uma iniciativa valiosa para a troca de vivências e experiências. Reforço então meu melhor convite para o primeiro intercâmbio deste projeto,realizado com a Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros, representante de Maricá, para uma apresentação especial no Forte com entrada gratuita às 18h do próximo sábado, dia 31 de maio. Já no dia 7 de junho, é a vez de ambas as orquestras se apresentarem ao público maricaense, às 18h30, na Praça Orlando
de Barros , com alegria vejo novas possibilidades que ampliam espaços para mais e melhores caminhos a jovens e seus talentos, e a satisfação de perceber novas oportunidades para o público em nossa cidade, que aprecia bons momentos e desfruta do poder inspirador e transformador da arte e da música.