
I EXPO POEMAS CHINA 2025
- Turismo News

- 23 de out.
- 2 min de leitura
Academia de Letras e Artes da Cidade do Rio de Janeiro realiza intercâmbio cultural inédito na China
Na última sexta-feira, 17 de outubro de 2025, foi inaugurada a I Exposição de Poemas na China, no Consulado-Geral do Brasil, localizado na província de Cantão, cidade de Guangzhou.
O evento, que permanecerá aberto à visitação até o dia 22 de outubro, das 9h ao meio-dia, é uma realização da Academia de Letras e Artes da Cidade do Rio de Janeiro (ALARJ), como parte de seu programa de intercâmbio cultural internacional, que visa promover a literatura e as artes luso-brasileiras além-mar.
A I Expo Poemas China 2025 nasceu do propósito de divulgar a literatura brasileira e lusófona no exterior, aproximando povos e culturas por meio da poesia. A iniciativa também busca fortalecer a identidade cultural de crianças e jovens brasileiros que vivem fora do país, promovendo a valorização da língua portuguesa e o orgulho de suas raízes.
Como Presidente da ALARJ, Andréa Cunha se fez representada pela acadêmica e escritora Bella Sarquiz, que conduziu com brilhantismo a representação institucional da Academia durante o evento.
Bella teve a honra de apresentar os poemas e autores brasileiros participantes, cujas obras foram expostas em destaque dentro do Consulado-Geral do Brasil, simbolizando a união entre Brasil e China por meio da arte e da palavra poética.
A ALARJ expressa seus sinceros agradecimentos ao Excelentíssimo Senhor Cônsul-Geral do Brasil em Cantão, Alan Coêlho de Sëllos, e à Secretária da Cultura, Sra. Lais Solano Pereira, pelo apoio e acolhida.
Entre as presenças ilustres, estiveram o Sr. Zhong Xuexian, Permanent Commissioner of Guangdong Returned Overseas Chinese Association, e o Sr. Liu Dongqian (Lysiane), Vice-Presidente Titular do Comitê de Economia e Cultura Exterior da Associação Chinesa de Pesquisa em Cultura Oriental, além da repórter Sthepy Tao, da Outlook New Era Magazine, e do artista internacional Dewey, apresentador e modelo de fotografia da Tailândia.
O evento reforça o papel da Academia de Letras e Artes da Cidade do Rio de Janeiro como embaixadora cultural, comprometida em promover intercâmbio, diálogo e união entre nações através da literatura, da arte e da diplomacia cultural.
Mais do que uma exposição, a I Expo Poemas China 2025 foi um encontro de sensibilidades, idiomas e culturas, confirmando que a poesia continua sendo o idioma universal da alma.
Andréa Cunha
Presidente da ALARJ






