top of page

Encontro de Graça Machel com Denis Mukwege tem defesa dos direitos humanos e homenagem à ativista que completa 80 anos em outubro

Corpos de mulheres eram transformados em campos de batalha”, conta o médico congolês sobre vítimas de violência sexual na guerra


ree

O encontro de dois símbolos da luta pelos direitos humanos na tarde desta quinta-feira, no Rio Innovation Week, mostrou que a inovação pode estar em pequenos momentos do dia, em reconhecer o outro como seu igual e em se solidarizar com a dor do próximo. Embora já tenham atuado em muitas campanhas juntos, pela primeira vez a ativista moçambicana Graça Machel e o prêmio Nobel da Paz Denis Mukwege dividiram o palco em um evento. Em um encontro carregado de emoção, teve espaço para homenagem, com o público cantando de pé “Parabéns pra você” para a mulher que sempre lutou pela liberdade do seu país e pela dignidade do ser humano e que em outubro completa 80 anos. Os dois receberam duas placas comemorativas: da TurisRio e Governo do Estado do Rio de Janeiro;  e da organização do Rio Innovation Week.


Na tela, um filme mostrou diversos momentos da vida de Graça, indo da luta ao lado de Samora Machel pela independência de Moçambique, passando pelo trabalho como ministra da Educação, ativista pelos direitos das mulheres e humanos em geral e o casamento com o sul-africano Nelson Mandela, o que fez dela a única mulher a ter sido primeira-dama de dois países.


Emocionada, a filha, Josina Machel, subiu ao palco e contou como a mãe a apoiou quando foi vítima de violência doméstica, o que resultou na perda de um olho. “Minha mãe me apoiou, foi meu chão. Quando voei, sabia que, se caísse, seria nos braços dela”, disse Josina.


ree

Crédito: Ag. Enquadrar/ Divulgação RIW

Dignidade e igualdade


Um dos momentos mais esperados do dia foi quando Graça Machel subiu ao palco para se juntar a Mukwege. Ela destacou que eles traziam “a cara dos africanos”. “Muitas vezes vocês ouvem falar da África, com nossas tragédias, mas a África é isto, é bela”, disse. “E vejam a voz poderosa de um africano, ao falar com uma paixão dificilmente encontrada em um homem, ao defender os direitos das mulheres. Isso é raro”, observou em relação a Mukwege.


Tanto Graça Machel como Denis Mukwege fazem parte dos Elders, organização internacional fundada em 2007 pelo líder sul-africano Nelson Mandela que trabalha por paz, justiça, direitos humanos e um planeta sustentável. Ela ressaltou que “muitos dos desafios que a humanidade hoje enfrenta não poderão ser resolvidos sem uma participação ativa da África”.


Graça destacou a importância da filosofia Ubuntu, antiga palavra africana que  significa "humanidade para com os outros" ou "eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos". “Eu sou uma pessoa. Ser pessoa é ser capaz de se ver no outro, e o outro se ver em ti. Uma relação intrínseca entre os seres humanos. Nós somos Ubuntu e praticamos Ubuntu. Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos.”


Perguntada sobre inovação, Graça destacou que a verdadeira pergunta é como construir relações no mundo de hoje e promover essa inovação sem se afastar do que somos. “Isso só faz sentido se tiver a dignidade humana no centro das atenções. O desafio é centrar qualquer atividade humana. Qualquer plano de inovar tem que servir aos seres humanos. Trabalhar é um direito fundamental de qualquer um de nós. Dizer que inovação é tirar a pessoa e colocar um robô é um caminho errado. Tem que dizer como a inovação vai trazer os bilhões de pessoas que estão na periferia, bilhões de pessoas que estão à margem. Temos que inovar para assegurar que todos os seres humanos tenham comida, água, educação, ciência e tecnologia.”


Tanto Graça quanto Mukwege destacaram a necessidade de combater o racismo. Graça afirmou que “é na mente das pessoas que devemos plantar  a semente da paz”. “Bebemos o mesmo leite branco, temos nas veias o mesmo sangue vermelho. Somos iguaizinhos, crianças nascem da mesma maneira e com as mesmas características  que as fazem humanas.” Mukwege destacou que “desprezar a vida e o ser humano porque a cor é diferente,  ou a religião ou o passado são diferentes é desprezar a vida”.


O encontro terminou com os dois palestrantes aplaudidos de pé e com os parabéns para Graça Machel. “Vou dedicar o tempo que me resta a continuar a defender tudo o que defendi até aqui”, disse. “Devemos pensar com quem devemos falar da importância da dignidade humana. Multiplicar a mensagem de igualdade, respeito e valorização da pessoa.”



Sobre o Rio Innovation Week


O Rio Innovation Week é o maior evento global de tecnologia e inovação. Em 2024, reuniu grandes nomes do ecossistema de tecnologia e inovação, além de membros dos diferentes setores da economia nas 37 conferências que fizeram parte do projeto. Em 2025, o evento acontece entre os dias 12 e 15 de agosto, no Píer Mauá, na cidade do Rio de Janeiro. Com 60 conferências e 40 palcos, o projeto promove uma grande oportunidade de negócios e experiências únicas pautadas pela inovação e tecnologia. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades, o Rio Innovation Week é um evento que vai além do estímulo à inovação e ao empreendedorismo. O projeto tem atuação estratégica, pautada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, garantindo assim a responsabilidade na promoção de um futuro inclusivo e economicamente sustentável.


Promovemos um ambiente de oportunidades, negócios, experiências e conteúdos, pautados em: comprometimento com a diversidade, equidade e inclusão; valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões; fomento ao pluralismo e diversidade nas palestras; busca por representatividade em termos de gênero, raça, cor, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idades, classes sociais, entre outras características da sociedade atual; promoção de um ambiente inclusivo e com oportunidades iguais de fala para todos.

Para conferir fotos do evento, clique aqui (crédito: Ag. Enquadrar / Divulgação RIW).

Serviço


RIO INNOVATION WEEK 2025

Quando: 12 a 15 de agosto de 2025

Onde: Pier Mauá- Rio de Janeiro- Brasil -

AV. RODRIGUES ALVES, 10 | PRAÇA MAUÁ, RIO DE JANEIRO




 
 
TN-2.png

Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

email_branco_edited_edited_edited.png
whatsapp_edited_edited.png

55 21 994764717 

bottom of page