
Congonhas inaugura nova sala de embarque remoto com mais conforto e serviços para passageiros
- Turismo News
- há 6 dias
- 2 min de leitura
São Paulo, 5 de agosto de 2025 — A concessionária Aena Brasil inaugurou, nesta semana, a nova sala de embarque remoto do Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo, ampliando significativamente a estrutura destinada aos passageiros que utilizam ônibus para acessar as aeronaves. A área passou de 1.400 m² para 3.300 m², mais que o dobro do espaço anterior, e já está em funcionamento.
Com investimento de R$ 30 milhões, a nova sala foi projetada para oferecer mais conforto e fluidez no embarque de aproximadamente 15 mil passageiros por dia — número que representa cerca de 45% do total de usuários do aeroporto. A modernização da área também faz parte de um conjunto de melhorias rápidas implementadas pela Aena antes da conclusão do novo terminal, previsto para 2028.
Entre as novidades, estão o aumento no número de assentos — de 213 para 339 — e a ampliação dos serviços oferecidos aos passageiros. O local, que antes contava com apenas duas lojas, agora abriga 11 estabelecimentos comerciais, incluindo opções de alimentação, livraria, drogaria, salão de estética e outros serviços essenciais.
A nova área é uma das principais intervenções provisórias realizadas enquanto seguem as obras do novo terminal de passageiros. Com investimento total de R$ 2,4 bilhões, o projeto prevê a duplicação da área do terminal (de cerca de 52 mil m² para 105 mil m²), a construção de até 19 pontes de embarque (fingers) e melhorias nos setores de check-in, segurança e esteiras de bagagem.
De acordo com a Aena, a sala de embarque remoto atual funcionará até 2028. Após esse período, o embarque remoto passará a ocorrer no antigo hangar da Varig, tombado como patrimônio histórico.
A medida já tem impacto visível entre os passageiros, que vinham enfrentando superlotação e falta de estrutura adequada no embarque remoto. Com a ampliação, a expectativa é melhorar a experiência de viagem até a entrega definitiva do novo terminal de Congonhas, um dos aeroportos mais movimentados do país.